Projeto de uma brinquedoteca itinerante - contribuição de alunos do curso online da ABBri

O PROJETO BRINQUEDOTECA ITINERANTE GIRA PIÃO é resultado do trabalho de um grupo de alunos do curso "Formação de Brinquedistas e Organização de Brinquedotecas", realizado pela Associação Bras. de Brinquedotecas entre 27/02/2021 e 27/03/2021. Participaram: Allison Scholler de Castro Villas Boas; Paula Cristina Mazzini; Querubina Castello Ruiz; Rafaela Sousa Guimarães; VanessaFlores Lima Braune


O brincar e a brincadeira fazem parte da infância e promove o desenvolvimento integral, biopsicossocial, infantil. Brincando as crianças se inserem em um contexto social e comunitário, fazendo parte da cultura e produzindo-a. A brincadeira atua como elemento do processo de desenvolvimento infantil, auxiliando para a elaboração cognitiva, social, emocional, afetiva, relacional, entre outras. O brincar é considerado universalmente um direito das crianças, pois é através dele que elas têm garantido a sua essência infantil. Embora, em algumas situações as crianças ainda possuem esse direito violado. Ao analisar o contexto de muitas crianças e adolescentes no Brasil, observamos que a rua tem se tornado o lugar da vivência da infância e compreendemos que a iniciativa de implantação de uma brinquedoteca itinerante para crianças e adolescentes em situação de rua se faz legitima e importante para ser uma voz a mais na garantia dos direitos a cidadania do público alvo. Se não podemos fazer tudo, precisamos fazer alguma coisa que mobilize e incentive que outras pessoas se agreguem e lutem pelo desenvolvimento social das crianças e adolescentes.

Desta forma, a Brinquedoteca Itinerante Gira Pião tem como objetivo garantir às crianças em situação de e/ou na rua e seus pares o direito do brincar livre e espontâneo, bem como o resgate da cultura da infância e terá como Público-alvo, crianças de 03 a 12 anos de idade em situação de e/ou na rua. O projeto será desenvolvido um dia aos finais de semana em logradouros públicos.

A Brinquedoteca Itinerante Gira Pião tem como Missão fornecer oportunidades do brincar livre e espontâneo para as crianças em situação de rua e seus pares na zona Leste da cidade de São Paulo, com o intuito de estimular a criatividade, a fantasia, proporcionar momentos em que a criança possa vivenciar a infância, resgatar a cultura infantil e a dignidade humana, tendo a Visão de tornar-se um programa permanente e modelo para atendimento às populações de rua da cidade de São Paulo. E nossos Valores baseiam-se no Respeito às infâncias, Garantir a universalização do direito ao brincar, Favorecer o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, Respeito à diversidade étnica/cultural, Garantir os direitos da criança e do adolescente de acordo com o ECA e Promover a inclusão social das crianças e adolescentes atendidos pelo projeto.

A Brinquedoteca Itinerante é entendida neste projeto como um espaço lúdico e de convívio que contribui para a promoção social e humana, e possibilitando a inclusão social e cultural, acolhendo crianças e adolescentes em situação de pobreza e/ou de risco social. Espaço do brincar livre e espontâneo que permite a expansão de habilidades, potencialidades, criatividade, experimentar, explorar expressões, autoestima e autonomia.

Assim, a Brinquedoteca Gira Pião possibilitará dar voz e escuta aos seus interesses e necessidades, sentimentos e emoções das crianças e adolescentes que dela participar, bem como, oportunizará a construção de vínculos, as interações, trocas, sociabilidade, enfim, o sentir-se de fato criança e adolescente, acolhido, pertencente e empoderado de si.

Como fundamento de uma brinquedoteca itinerante é a sua itinerância, ou seja, estar em lugares que demandem dela, haverá um veículo que levará as estruturas, os materiais e brinquedos/jogos às praças, onde atuará a equipe de Consultório na Rua e/ou outras Ongs que desenvolvem trabalho com esse público. O acervo será composto por materiais não estruturados, livros, brinquedos/jogos doados e confeccionados.

Os espaços serão organizados por tendas. Cada tenda abrigará um canto a saber: Faz-de-conta, leitura, jogos de tabuleiro, artes e brincadeiras de movimentos. Haverá oficinas de contação de histórias, musicalização, expressão corporal e plástica.

A equipe será composta por brinquedistas e contará com a colaboração de estudantes (das instituições de ensino parceiras) de pedagogia, psicologia, enfermagem, educação física, artes plásticas, teatro, música, dança entre outros. Haverá formação inicial e continuada.

As equipes parceiras auxiliarão na aproximação com as crianças e adolescentes. Acontecerá o reconhecimento dos territórios e dos grupos e o trabalho de construção de vínculos e de escuta (quem são, o que fazem, o que gostariam de fazer…) a partir de atividades lúdicas. Definição dos locais para a instalação da brinquedoteca a partir da realidade apresentada. A Gira Pião será implantada frente ao contexto apresentado.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo