top of page

O que é – Brinquedoteca

Brinquedoteca é um termo cunhado pela fundadora da Associação Brasileira de Brinquedotecas, Nylse Helena da Silva Cunha.

 

Na visão da ABbri, a brinquedoteca é uma proposta que privilegia o brincar em si mesmo, por acreditar no seu potencial criador, desafiador, provocador de descobertas do mundo e de cada um. Por isso, ela oferece liberdade, acolhimento, diversidade e segurança.

 

Pode estar voltada, de forma exclusiva ou combinada, para um público de bebês, crianças e adolescentes, adultos e idosos. Em razão de sua finalidade e contexto pode ter diferentes enfoques: cultural, comunitário, terapêutico, escolar, empresarial, acadêmico, voltado para pesquisas, esportivo, de lazer.

 

A brinquedoteca proporciona um acervo de brinquedos, jogos e outros materiais não estruturados que permitem a invenção, a inovação, a criação. Quando oferece a opção de empréstimo, leva a ludicidade ainda mais longe, proporcionando agradáveis encontros nas famílias e entre amigos. Há também aquelas que, de forma itinerante, esparramam alegria por onde passam. Sua história, desde a origem, revela o importante papel dos profissionais que dela participam, que dão voz ao direito de brincar da criança, ao direito de escolha, ao direito à ludicidade de todos nós.

 

Temos uma grande variedade de locais que se beneficiam em ter uma brinquedoteca, mas nem todos os locais que são chamados de brinquedoteca o são de fato, pois se confundem com sala com brinquedos, creche, atendimento pedagógico extraclasse, etc.

 

Uma brinquedoteca precisa ter claro em sua proposta uma visão de mundo e de infância, uma missão e valores associados aos objetivos do espaço, o respeito a voz e a vez dos seus participantes e sobretudo a prevalência do livre brincar, seja qual for o tipo de brinquedoteca.

 

Essa perspectiva, aliada à participação ativa das crianças, adolescentes, adultos ou idosos que frequentam o espaço, é fundamental na formação do profissional Brinquedista.

bottom of page