Projeto de uma brinquedoteca para a 1a. Infância - contribuição de alunos do curso online Março 2021

BRINQUEDOTECA SOCIAL - BrincArt


Grupo: Alba Reis David | Maria Fraga Sales de Barros | Alzira Maria Lima de Sá Santos | Carina Rosa Alves Ribeiro | Denise Tostes Sanches | Fernando Morais | Francisca Eulalia Freitas Silva | Geisiane da Silva | Heloisa Cardoso Varão Santos | Rebeca Giovana de Araújo Simões

A brinquedoteca é uma instituição que garante um espaço facilitador do ato de brincar e tem como característica básica possuir um conjunto de brinquedos, jogos e brincadeiras, oferecendo um ambiente agradável, lúdico e estimulador do desenvolvimento psicossocial. Sobre este assunto, Santos (2000, p.13) explica que: “A brinquedoteca é o espaço criado com o objetivo de proporcionar estímulos para que a criança possa brincar livremente”.

A BrincArt foi idealizada pelo grupo de brinquedistas formados pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri) com o objetivo de impactar o lúdico na atribuição mais peculiar e necessária ao pleno desenvolvimento da comunidade familiar e cuidadores envolvidos. Seu Público-alvo são crianças de 3 a 6 anos, período esse primordial para o início de um ciclo de desenvolvimento integral.

A Brinquedoteca BrincArt tem como Missão de promover diversão, interação e fortalecimento do núcleo familiar desenvolvendo as crianças da comunidade por meio do lúdico sustentado por três pilares: Linguagem, Socialização e Afetividade, tendo a Visão de tornar-se referência na prestação de serviço de Brinquedoteca, através do atendimento com o foco na ludicidade, desenvolvimento humano e fortalecimento da essência dos vínculos afetivos no núcleo familiar. E nossos Valores estão firmados no olhar crítico e valorização do ser humano intrinsecamente, responsabilidade social por meio do lúdico, qualidade nos serviços prestados, o brincar responsável. Como empresa (microempresa) do segmento comercial teremos o pagamento de taxas, podendo ser na modalidade mensalista, por hora ou sessão, contemplará também pacotes de A até C para atender as redes de escolas particulares, bem como a comunidade externa através de eventos festivos (aniversário).

Por ser de cunho social, haverá ações beneficentes periódicas voltadas ao atendimento da comunidade por meio da parceria Brinquedoteca e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). A fim de viabilizar esta proposta será disponibilizado um dia da semana com a finalidade de atendimento a esta parceria para crianças da rede pública de ensino, proporcionando assim momentos lúdicos e direcionados, fortalecendo e engrandecendo o brincar livre e espontâneo.

Teremos assim na formatação dos espaços: Cozinha Experimental, Sala das Artes, Sala da Família, Sala das Crianças e Solarium. Na Cozinha Experimental serão realizadas atividades de culinária com o objetivo de estimular a relação saudável com a comida, demostrar as possibilidades da alimentação saudável e conscientizar sobre a importância da higienização dos alimentos. Sala de Artes será o momento no qual a criança terá atividades manuais, no conceito da BrincArt: teremos oficinas de artesanatos, brinquedos recicláveis e oficinas artísticas, todos com o propósito de despertar e estimular a sensibilidade, a criatividade e promover o desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo.

É na Sala da Família que acontecerá um momento de grande relevância e de suma importância nos dias atuais, pois teremos como missão propiciar momentos no qual a família estreitará os vínculos familiares através da interação brinquedo-criança-pais-brincadeira delimitando assim em um marco na vida afetiva da criança.

A Sala da Criança é o local no qual teremos as interações de crianças com outras crianças, acompanhadas dos Brinquedistas, em um desenvolvimento global proporcionado pelo brincar livre firmado pelo RCNEI (1998), segundo o qual é garantido o direito da criança ao brincar.

O Solarium será um local onde acontecerão as brincadeiras ao ar livre, utilizando grama, terra e luz solar como potencializadores do desenvolvimento.

Programa Meu Clubinho BrincArt: destinados aos mensalistas e por meio de parcerias, garantirá descontos em vários serviços e produtos nos parceiros cadastrados, como, por exemplo, alunos de uma escola cadastrada terão desconto na 1ª até a 3ª mensalidade de nossa Brinquedoteca e se for sócio de nosso espaço, terá desconto na mensalidade da escola privada parceira. O Catálogo de parceiros será alimentado na medida que novas parcerias forem sendo firmadas, mas o que garantirá este direito é o uso da Carteirinha Associativa BrincArt. Brincar pela arte e a arte pelo brincar, esta foi o foco no primeiro momento da organização deste projeto, dar a importância ao trabalho manual neste século passou a ser um desafio e um nicho pouco explorado.

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo