Um artigo publicado há tempos em nosso blog, de autoria de Ana Lucia Machado blog Educando Tudo Muda, adquire maior significado na situação atual de confinamento a que nossas crianças foram obrigadas a viver. O retorno à "normalidade possível", quando ocorrer, terá que priorizar a expansão dos movimentos e os encontros com a natureza. Veja por que:
Depois de conhecer os 36 motivos para conectar as crianças à natureza, você pai e/ou mãe, não vai querer ficar dentro de casa com elas. Você professor (a), se sentirá provocado a ultrapassar os limites da sala de aula e romper os muros da escola.
A infância vive um momento de grande complexidade e se encontra no centro das incertezas desta época, expondo as crianças precocemente às mesmas angústias que os adultos estão sujeitos.
As mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas alteraram de forma considerável a estrutura da vida familiar e seus reflexos podem ser observados nitidamente na vida da criança.
Foto: BBC
Hoje a maioria da população brasileira vive em centros urbanos, onde as crianças passam a maior parte do tempo em locais fechados, dentro de casa – em frente das grandes telas televisivas e das pequenas telas portáteis de smartphones, tablets e vídeo games. Nas escolas, elas permanecem quase o tempo todo dentro de salas de aulas. E ainda, nos finais de semana, quando saem com seus familiares, vão aos shoppings, restaurantes e cinemas.
Os novos hábitos transformaram o ritmo e a rotina das crianças, criando estilos de vida mais individuais, sedentários, que desfavorecem o convívio social, atividades físicas, o exercício imaginativo, e a autonomia da criança.
Um forte sinal de alerta são as doenças típicas de adultos que hoje acometem também a população infantil, tais como a obesidade, diabetes, miopia, doenças cardiovasculares, entre outras. O que este fenômeno está nos dizendo? Precisamos investigar e refletir.
UMA BOA NOTÍCIA
Um movimento de retorno à natureza tem se espalhado pelo mundo. Muitas iniciativas estão surgindo com o objetivo de expandir a consciência e promover mudanças neste cenário, estimulando o contato com o mundo natural e mais tempo ao ar livre.
Em contato com a natureza a criança tem acesso a processos vivos que estão em constante transformação. Alimentar os sentidos da criança com formas primordiais, substancias vivas e elementos naturais que exalam aromas, florescem, frutificam e emitem sons nativos, é fundamental para o desenvolvimento integral infantil.
A criança deve ser compreendida como um ser lúdico, explorador, investigativo e contemplativo, e precisa ser atendida nessas necessidades.
Pesquisas científicas já comprovaram inúmeros benefícios que o contato com a natureza propicia. Esses benefícios envolvem aspectos físicos, emocionais, cognitivos, sociais e espirituais.
VAMOS A ELES? EIS OS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA CONECTAR AS CRIANÇAS À NATUREZA
1. Permite maior movimentação corporal, auxiliando na estruturação do sistema muscular. Estar ao ar livre é um convite para o movimento – correr, pular, escorregar, explorar troncos caídos, escalar barrancos, etc.
2. Ajuda na aquisição do equilíbrio do corpo
3. Desenvolve a destreza corporal
4. Contribui para o domínio espacial
5. Promove estímulos sensoriais
6. Propicia maior gasto de energia, que é uma necessidade biológica do corpo
7. Auxilia na qualidade do sono, tão importante para a fase de crescimento infantil
8. Regula hormônios, diminui o cortisol (hormônio do stress)
9. Ajuda a respirar melhor
10. Contribui para a melhora nas medições de pressão sanguínea e batimentos cardíacos
11. Previne a obesidade
12. Previne a deficiência de Vitamina D, pela exposição aos raios solares.
13. Previne a miopia. Espaços amplos, abertos e com iluminação natural estimulam o exercício dos músculos oculares. As crianças precisam focar em objetos grandes e ao longe. É importante que os olhos se movimentem seguindo a linha vertical, horizontal e de profundidade para a prevenção do encurtamento dos músculos dos olhos. A ocorrência de miopia tem crescido entre as crianças e uma das explicações é o acesso precoce e excessivo ao mundo tecnológico
14. Fortalece o sistema imunológico, pois a criança entra em contato com uma série de bactérias e micro-organismos.
15. Previne o desenvolvimento de a
16. A criança aprende a correr riscos e medi-lo, como ao subir numa árvore.
17. A criança aprende a superar desafios
18. Desenvolve resiliência e autoconfiança
19. Colabora para a autonomia da criança
20. Alivia a ansiedade
21. Diminui a hiperatividade
22. Reduz a agressividade
23. Estimula a capacidade cognitiva
24. Aumenta a concentração
25. Contribui para a melhoria da aprendizagem
26. Nutre a imaginação
27. Enriquece o repertório da criança
28. Promove a convivência e interação social
29. Fortalece os vínculos afetivos
Foto Papo de Pracinha
30. Estimula o espírito solidário
31. Dá a sensação de liberdade e pertencimento
32. Promove equilíbrio interno, autoregulador, da criança
33. Promove harmonia, vitalidade e alegria
34. Eleva a capacidade criativa
35. Estimula o cuidado com o meio ambiente. A criança em contato com a natureza é o potencial cuidador e preservador do meio ambiente, porque em sua memória haverá registros do significado do frescor à sombra de uma árvore por exemplo
36. Promove a educação ambiental vivencial , na prática
Playoutside – alegria de brincar na natureza
Proporcionar e incentivar o brincar livre da criança em contato com a natureza é algo simples, de baixo custo, que traz muita alegria, encantamento e um profundo sentimento de unidade e pertencimento. Pode ser uma caminhada num parque ou numa praça para ouvir o vento soprar, o canto dos pássaros, observar as árvores , as cores das flores. Respirar fundo e sentir o cheiro de terra úmida. Pisar em folhas secas. Procurar minhocas, musgos, borboletas. Subir em árvores, correr entre elas, e muito mais.
Tudo isso propiciará a formação de um reservatório de experiências vivas e reais para a vida.
No relato de memórias infantis de muitos escritores, é comum encontrar passagens de aventuras ao ar livre, lembranças de vivências calorosas em conexão com a natureza.
QUAIS LEMBRANÇAS QUEREMOS QUE AS CRIANÇAS TENHAM DE SUAS INFÂNCIAS?
Playoutside – alegria de brincar na natureza
Richard Louv em seu livro A última criança da natureza fala que “Um círculo cada vez maior de pesquisadores acredita que a perda do habitat natural, ou a desconexão com a natureza, mesmo quando ela está disponível, tem implicações enormes para a saúde humana e o desenvolvimento infantil. Eles dizem que a qualidade dessa exposição afeta nossa saúde em um nível celular”.
Educando Tudo Muda concedeu uma entrevista ao site da revista Exame falando sobre a importância de conectar as crianças à natureza. Leia a matéria do site EXAME aqui.
Para falar a Exame, nos fundamentamos na experiência com o projeto Playoutside – alegria de brincar na natureza, que está comemorando um ano de atividades. O projeto Playoutside busca restabelecer o elo emocional das crianças com a natureza, estimular o brincar ao ar livre, promover valores pró-sociais e fortalecer os laços familiares. Acreditamos que esse é o antídoto para uma infância high-tech e a maneira de despertarmos uma nova geração de cuidadores da natureza.
Conheça mais sobre o Playoutside aqui. Confira na agenda nosso próximo encontro e participe.
Somos a última geração de pais e educadores que conheceu o mundo sem a influência do forte avanço tecnológico. Somos os grandes responsáveis pelo estabelecimento e incentivo do elo emocional da geração de nativos digitais com o mundo natural.
Playoutside – alegria de brincar na natureza
Então vamos, #playoutside. Comece hoje mesmo a mudar o cenário atual da infância. Vamos nos mobilizar no desafio de tornar a infância de nossas crianças mais verde.
Junte-se a nós. Espalhe esta semente.
Abraço carinhoso
Ana Lúcia Machado
Ana Lúcia Machado, educadora , fundadora do site Educando Tudo Muda e coordenadora do projeto Playoutside- alegria de brincar na natureza.
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