top of page

O BRINCAR E O ENVELHECIMENTO

Caderno

CONHEÇA NOSSOS DOCENTES

ANDERSON do AMARAL

Graduado em Educação Física, Arteterapeuta, Brinquedista, Mestre em Gerontologia, Mestrando em Tecnologia e Saúde no Espaço Hospitalar, Pós-graduação em Neurociência, Docente do NEH - UERJ, Docente no curso Especialização Internacional em Animação nas Organizações Sociais (Coimbra/Portugal); Docente do curso de pós-graduação em Gerontopsicomotricidade na FACOP/SP, Docente do Curso de Brinquedista da ABBri, Professor de Teleoficinas de Jogos Cognitivos no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle UNIRIO, Professor da Teleoficina de Arte e Ludicidade da UnATI/UERJ.

ADRIANA LIMEIRA do NASCIMENTO

Graduada em Terapia Ocupacional com Pós-graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Pós-graduação em Saúde Pública – ESPN/FIOCRUZ, Formação em Arteterapia – Instituto Aquilae, Formação em Brinquedista – HUPE UERJ, Autora das obras: “Jogos de Estimulação Cognitiva e Motora” (WAK Editora/Brasil) e “Animada (Mente) Estimular Através do Jogo” (Euedito/Portugal). Coautora do Livro “Jogos Cognitivos: um Olhar Multidisciplinar” (WAK Editora/Brasil).

CARLOS HENRIQUE RIBEIRO MOREIRA

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física, MBA em Gestão do Esporte, MBA em Gestão de Clínicas e Consultórios, Tecnólogo em Gestão do Esporte e Alto Rendimento, Especialização em Neurociência e Treinamento Mental para Atletas e Pais, Especialização em Inteligência Artificial, Marketing, Venda e Treinamento, Professor Universitário e Pesquisador no LABIMH (Envelhecimento e Detecção de Talentos Esportivos).

FABRICIO OLIVEIRA

Psicólogo e Gerontologista. Terapeuta exclusivo de idosos. Pesquisador da área do Envelhecimento. Facilitador de Cursos de psicoestimulação cognitiva e motora para idosos. Pós-Graduado em Gerontologia (Faculdades Integradas de Patos (FIP). Mestrando em Gerontologia na Fundação Universitária Iberoamericana. Presidente da RSDHEAS - Rede Social de Direitos Humanos para um Envelhecimento Ativo e Saudável, no Brasil. Vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, em João Pessoa/Paraíba.

IVAN PAIXÃO

Professor de Educação Física pela Universidade Paulista, especialista em Fisiologia do Exercício pelo Instituto de Ciências Biológicas da USP. Pós-graduando em Periodização, Controle e Monitoramento do treinamento de força, potência e resistência, no NEFET (Núcleo de Excelência em Fisiologia do Exercício e Treinamento). Professor do Programa Esporte e Saúde no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Idealizador do Clube da Saúde & Desenvolvimento Físico. Personal Trainer.

 MARCELA ASTOLPHI DE SOUZA

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde na área de Cuidado e Inovação Tecnológica em Saúde e Enfermagem - Faculdade de Enfermagem/UNICAMP. Mestre em Ciências da Saúde na área de Enfermagem e Trabalho - Faculdade de Enfermagem/UNICAMP. Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem/UNICAMP. Atualmente, é professora doutora do Departamento de Enfermagem do Colégio Técnico de Campinas (COTUCA) da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Membro do Grupo de Estudos do Brinquedo - GEBrinq - UNIFESP e Grupo de Estudos sobre Criança, Adolescente e Família - GECAF - UNICAMP, ambos cadastrados no CNPq. Experiência profissional na área de Enfermagem Pediátrica, com crianças e adolescentes com doenças agudas ou crônicas hospitalizadas, de baixa, média e alta complexidade e brinquedo/brinquedo terapêutico, brinquedoteca. Desenvolvimento de pesquisas qualitativas na área de Enfermagem Pediátrica, com ênfase nos temas: doenças crônicas na infância e adolescência, brinquedo terapêutico e fenomenologia. CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/1371254117584386

MARIA CELIA RABELLO MALTA CAMPOS

Presidente da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia, com experiência de 30 anos na psicopedagogia clínica, além de docência em cursos de especialização nesta área e supervisão clínica. Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP. Organizadora e/ou coautora de livros e artigos acerca dos temas em que atua: avaliação e intervenção psicopedagógica, jogo e aprendizagem, formação de professores, metodologias ativas de ensino e mediação.

PRISCILLA ALFRADIQUE DE SOUZA

Doutora em Enfermagem pela School of Nursing of University of Texas Health Science Center at San Antonio. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (2010).Especialista em Enfermagem Clínica-Cirúrgica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Hospital Naval Marcílio Dias (2008-2010). Especialista em Gerontologia pela SBGG (2017). Enfermeira bacharel e licenciada pela Universidade Federal Fluminense (2008). Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica (DEMC) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).Coordenadora Adjunto Mestrado Profissional em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar. Atua na Graduação, na Pós-Graduação nos moldes de Residência em Enfermagem, no Mestrado Acadêmico em Enfermagem e no Mestrado Profissional em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem clínico-cirúrgica, enfermagem gerontológica, processo de enfermagem, construção teórica e tecnologias em saúde.

SIRLANDIA REIS OLIVEIRA TEIXEIRA

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Psicologia, Especialista em Psicopedagogia, Bacharel em Psicologia e Pedagogia. Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Investiga o brincar nos contextos da saúde e da formação, sendo membro do Grupo de Pesquisa Infâncias Formação de Professores e Políticas Públicas (UFRB) e Membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados em Educação Infantil, da Faculdade de Educação da USP.

bottom of page