O QUE É A BRINQUEDOTECA E

QUEM É O BRINQUEDISTA

O que é a Brinquedoteca

 

  A brinquedoteca é uma proposta que privilegia o brincar em si mesmo, por acreditar no seu potencial criador, desafiador, provocador de descobertas do mundo e de cada um. Por isso, ela oferece liberdade, acolhimento, diversidade e segurança. Pode estar voltada, de forma exclusiva ou combinada, para um público de bebês, crianças e adolescentes, adultos e idosos. Em razão de sua finalidade e contexto pode ter diferentes enfoques: cultural, comunitário, terapêutico, escolar, empresarial, acadêmico, voltado para pesquisas, esportivo, de lazer. A brinquedoteca proporciona um acervo de brinquedos, jogos e outros materiais não estruturados que permitem a invenção, a inovação, a criação. Há vezes em que atua como agente comunitário na realização de campanhas, por exemplo.  Quando oferece a opção de empréstimo, leva a ludicidade ainda mais longe, proporcionando agradáveis encontros nas famílias e entre amigos. Há também aquelas que, de forma itinerante, esparramam alegria por onde passam. Sua história, desde a origem, revela o importante papel dos profissionais que dela participam, que dão voz ao direito de brincar da criança, ao direito de escolha, ao direito à ludicidade de todos nós.

 

 

Quem é o Brinquedista

 

O brinquedista é o profissional que, parecendo estar “brincando apenas”, investe na sua capacitação, elabora projetos, estuda a criança, o brincar, a história dos brinquedos, conhece cada item do acervo, procura entender como a ludicidade evolui ao longo da vida, o seu papel no envelhecimento, além de gerar empatia com o público de todas as idades, gerenciar a equipe, os materiais, o espaço, interagir com a comunidade, com a internet, com a mídia e... - ufa! Ainda fazer parecer que está “só brincando”!

 

No Brasil, a ABBRI vem cuidando da formação deste profissional através de cursos presencias e à distancia, na participação em congressos nacionais e internacionais, seminários, simpósios, entre outras ações que visam sempre a importância do brincar.