curso Formação de Brinquedista

Módulo I

Objetivos: Propiciar embasamento teórico e prático, numa visão atual e dinâmica, para formação do profissional brinquedista, abrangendo a sua atuação na área educacional e hospitalar;  Oferecer fundamentos práticos acerca da implantação e operacionalização de brinquedotecas.

Conteúdo:

  • Brinquedoteca: conceito e modalidades. O perfil do profissional e suas funções. Os critérios de qualidade da Brinquedoteca adotados pela ABBri: subsídios para projetos de brinquedoteca. Implantação de brinquedotecas: aspectos legais, gerenciais e financeiros. A Brinquedoteca como espaço e tempo de aprendizagem: bases teóricas e práticas. Ambientes favoráveis ao brincar de bebês, crianças, adolescentes. Seleção, organização e controle do acervo lúdico: os sistemas de classificação dos brinquedos/jogos.  Segurança e manutenção de brinquedos.  Discussão de questões dos participantes em função dos projetos de brinquedoteca. Brinquedoteca e Humanização. Legislação e realidade da brinquedoteca hospitalar. A brinquedoteca nos ambientes de Saúde: onde/como montar a brinquedoteca hospitalar. Projetos Lúdicos no Hospital: Brincar no PS Infantil; A brinquedoteca móvel; O paciente adulto. Rotinas do brinquedista nos ambientes de Saúde; Procedimentos específicos quanto à higienização dos brinquedos. Contação de histórias e os recursos expressivos na brinquedoteca.
  • Visita técnica a brinquedotecas.
  • Oficinas: Brincando e criando com sucata ecológica; Resinificando o material hospitalar.

 

MODULO II

Objetivos:  Oferecer formação continuada aos brinquedistas formados pela ABBri e a profissionais com experiência de atuação em brinquedotecas e outros espaços lúdicos. Aprofundar e ampliar temas relevantes para a atuação no cuidado com a infância.

Conteúdo:

  • Atualidades do movimento das brinquedotecas no mundo. Depoimentos e experiências dos participantes. O brincar de zero a três anos – Fofuras, Patotas e Engenhocas. A Brincadeira de faz de conta e a função do brinquedista. A elaboração de projetos de Brinquedoteca. O processo de avaliação de brinquedotecas. O trabalho da equipe na brinquedoteca. Hiperatividade e agressividade da/para criança: indicadores na brincadeira. Reflexão sobre a visita. Instalações e Interferências temáticas no espaço das Brinquedotecas. Gamificação: como os jovens brincam hoje. Visita a brinquedotecas.

Docentes:

Ms. Beatriz P. Gimenes: Matemática e Psicóloga. Mestre em Psicologia da Saúde (UMESP). –Especialidades: Psicopedagogia (UMESP), Psicobiofísica (Pinel Mind Instituto/ Zootecnia USP), Terapia Familiar em Hospital (Psiquiatria/ UNIFESP) e Terapeuta em Reabilitação Visual e Baixa Visão (Oftalmologia / UNIFESP – Escola Paulista de Medicina). Atua como Psicóloga Clínica Corporal e Psicopedagoga (Clínica e Institucional), Profa. universitária com experiência em  Psicomotricidade e Arteterapia. Profa. Convidada em Pós-Graduação em Psicopedagogia. Membro Titular da ABPp e da APTF. Conselheira e Presidente do Conselho da ABBri (Gestões: 2010-2011;2016-2017.). Coordenadora do Núcleo ABBri-Grande ABCD/SP.http://www.beatrizpiccologimenes.com – Facebook:beatriz.piccologimenes; Celular: (011) 9 8929-8433 E-mail: beatrizpgimenes@gmail.com.br.

Cyrce Andrade: Assessora projetos de brinquedotecas e espaços lúdicos em escolas, hospitais e centros comunitários, ministra cursos e oficinas sobre o brincar, brinquedos e brincadeiras. É mestre em Psicologia da Educação pela PUC de São Paulo e sua dissertação, que aborda o brincar no cotidiano das crianças e educadoras em uma creche na Rocinha, está publicada no livro Educação Infantil: muitos olhares, da Cortez Editora. Trabalhou por doze anos assessorando  as brinquedotecas implantadas pelo Centro de Assessoria ao Movimento Popular – CAMPO – RJ. Participou como autora e organizadora do livro O Direito de Brincar: a brinquedoteca, parte do projeto de mesmo nome realizado pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança. Atua na capacitação de professores da rede pública de Educação Infantil de São Paulo e outras prefeituras. Com Francisco Marques (Chico dos Bonecos) escreveu o capítulo “Brinquedos e brincadeiras: o fio da infância na trama do conhecimento” no livro.

Oficinas de sonho e realidade na formação do educador da infância. Papirus, 2003. Com Cecília Aflalo coordena o site www.abrinquedoteca.com.br . Tem dois grandes encantos: os jogos de tabuleiro e os brinquedos artesanais do Brasil. 

Dra. Edda Bomtempo: Graduada em Pedagogia – Unesp Rio Claro (1965), mestrado em Psicologia Social e Experimental pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Ciências (Psicologia) pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professora livre docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, é autora de vários livros e pesquisas  em revistas cientificas na área de jogos, brinquedos e brincadeiras.                  E-mail: eddabomtempo@uol.com.br

Luiz Guilherme Martins: Formado em Licenciatura em Biologia desde 2003 e Licenciatura em Química desde 2011 na Universidade de Mogi das Cruzes atuando como representante de ambos os cursos e auxiliando os colegas a compreenderem melhor as disciplinas com reforços e grupos de estudo. Trabalhou por mais de 10 anos como professor na rede pública e privada e conquistou a 1ª colocação no prêmio Professor Cidadão Mogi News tanto no ensino fundamental II quanto ensino médio. Conheceu os jogos de tabuleiro moderno nos seus últimos anos de docência e aplicou jogos e dinâmicas de psicodrama para estimular a aprendizagem de seus alunos e sempre foi bem visto pelo corpo discente como professor inovador e que entende a linguagem dos alunos e suas necessidades. Após abrir sua empresa de monitoria e organização de eventos A Tenda com Jogos em 2015, formou-se como Brinquedista pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri) em 2016 e especializado em Gamificação pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia em 2017. Atualmente realiza eventos com sua empresa para grande editoras de jogos e participa de eventos como Anime Friends, CCXP e Diversão Offline, dá treinamento de equipe para empresas como Livraria Leitura e palestras em escolas para mostrar que sim é possível trabalhar com o que gosta e ser bem sucedido no que faz. E-mail: atendacomjogos@gmail.com

Ms. Maria Cecilia Aflalo: Bacharel e Mestre em Ciências Sociais pela PUC -S.P. Co-Coordenadora do site ABRINQuedoteca. Assessoria na elaboração, implantação e avaliação de projetos,  capacitação e gestão na área de brinquedotecas e espaços lúdicos. Criadora de Jogos  – Grow e Toyster. Membro do Conselho da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Coordenadora do GUIA de Brinquedos e Jogos da ABRINQ/Abrinquedoteca. Projetos realizados com: Fundação Abrinq, Instituto Ayrton Senna, Sesc, Grow, Abrinq, Prefeitura dos Municípios de Barueri, Santo André, São Paulo, entre outros. E-mail: aflalo@terra.com.br

Dra. Maria Célia Malta Campos: Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Pedagoga com especialização em Psicopedagogia. Atua na clínica psicopedagógica, na formação continuada de educadores e na consultoria escolar. Participou da implantação de cursos de Psicopedagogia em diversas instituições, atuando também como docente e supervisora de estágios. Foi membro diretor, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia e editora da Revista Psicopedagogia. Atualmente integra o Conselho Vitalício da ABPp. Atual presidente da Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABBri. Pesquisadora na área de jogos, aprendizagem e desenvolvimento, tem artigos e capítulos de livros publicados nos temas: avaliação e intervenção psicopedagógica, jogo e aprendizagem, mediação e formação docente. Organizadora e coautora das obras: “Atuação Psicopedagógica Institucional- brincar, criar e aprender em diferentes idades”; “Oficinas de Jogos e Construção do Conhecimento”; “Jogos na Psicologia e na Educação: teoria e pesquisas”, entre outras.

Marta Giardini: Licenciatura em Educação Artística, com especialização em Artes Plásticas e Museologia.Seu ideal por uma educação mais atuante e eficiente fez com que buscasse várias formações que lhe proporcionasse uma melhor compreensão do ser humano. Dentre estas formações, destaca-se a de Terapeuta Naturopata, Yoga, Licenciatura em Pedagogia Waldorf e mais recentemente de Mediadora do Aprendizado pelo Instituto Feuerstein.Trabalhou como arte-educadora (desde seus 17 anos) em várias instituições de ensino e projetos socioeducativos, públicos e privados, como a Secretaria do Menor e Rede SENAC de ensino.Entre oficinas de arte e brinquedos; teatro de animação; júri de concursos de arte e desenho infanto-juvenis; exposições e concursos de fotografia; foi no brinquedo e no estudo do “bom Brincar” que encontrou o entusiasmo para desenvolver seu trabalho voluntário na diretoria da ABRINE – Associação Brasileira de Brinquedos Educativos (entre 2006 e 2014).É sócia fundadora da Mitra Criação Ltda ME, empresa com sede em Itatiba – SP, especializada na produção, comercialização e divulgação de jogos de tabuleiro e brinquedos educativos, atuante no mercado desde 2001.

Dra. Rosa Maria Lopes Affonso: Psicóloga. Especialista em Atendimento Infantil e Orientação Familiar. Pos Doutorado pela USP. Professora e supervisora de estágios na clinica e na educação. Livros e artigos publicados em Ludodiagnostico.

Roselene Crepaldi: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade São Judas Tadeu (1984), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora doutora contratada na Universidade de São Paulo – EACH – USP Leste na área de Lazer e Turismo, e membro dos grupos de pesquisa: GIEL – Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer, RNPI – Rede Nacional Primeira Infância (GT Brincar e GT Participação Infantil) e membro do conselho consultivo da Aliança pela Infância. Foi pedagoga efetiva da Prefeitura do Município de São Paulo atuando Assessora técnica da Secretaria e do CEDOC – Centro de Documentação e Biblioteca da Secretaria de Esportes do Município de São Paulo – SEME. Atuou como técnica na Supervisão de Convênios da Coordenadoria de Gestão de Parcerias e Organizações Sociais e na Coordenadoria de Gestão de Políticas e Projetos de Lazer e Recreação da SEME. Foi Gerente de Programas e Projetos da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e responsável pelo Ponto de Cultura do LABRIMP da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. Possui experiência na área de Educação atuando como docente na pós-graduação do Instituto Singularidades, da Universidade Anhembi Morumbi, e na pós-graduação na área de lazer e turismo na FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas. É consultora nos temas: educação e educação infantil, formação de profissionais, políticas públicas para infância, brincar, educação infantil, lazer e recreação. Possui publicações na área da educação, educação infantil, lazer e recreação. Também é pesquisadora, e sócia proprietária da Rodison Educação e Cultura Ltda empresa que desenvolve projetos em educação e cultura.

Email: rosecrepaldi@gmail.com

 

INVESTIMENTO:

Afiliados e Estudantes 

Até 08/11/2017 : A vista: 580,00 – Parcelado: 597,00 em 3 x R$ 199,00

Até 08/01/2018: A vista: 610,00 – Parcelado: 630,00 em 3 x R$ 210,00

Grupo de 3 ou mais

Até 08/11/2017: A vista: 490,00 por pessoa – Parcelado: 505,00 por pessoa em 3 x 168,00

Até 08/01/2018: A vista: 520,00 – Parcelado: 535,00 em 3 x R$ 178,00

Profissionais

Até 08/11/2017: A vista:  710,00 – Parcelado: 732,00 em 3 x 244,00

Até 08/01/2018: A vista: 745,00 – Parcelado: 768,00 em 3 x R$ 256,00

Grupos de 3 ou mais

Até 08/11/2017: A vista: 670,00 – Parcelado: 690,00 cada inscrição em 3 x R$ 230,00

Até 08/01/2018: A vista: 703,00 –  723,00 – cada inscrição em 3 x R$ 241,00

Instituição – PJ 

Até 08/11/2017: A vista: 950,00 – Para dois ou mais colaboradores da mesma instituição: 930,00 cada

Até 08/01/2018: A vista: 997,00 – Para dois ou mais colaboradores da mesma instituição: R$ 977,00 cada

 

Observações:

  • Inscrições mediante depósito na conta da ABBri – Banco Itaú, Agência 0390, c/c 38539-1 – CNPJ 55.648.364/0001-74, e envio do comprovante por e-mail, com os dados completos do inscrito.
  • Por ser restrito o número  de vagas, a reserva só será garantida após o pagamento.
  • Em caso de desistência, a solicitação de cancelamento de inscrição será aceita somente por escrito pelo fax (11) 5533-1513 ou por e-mail: contatoabbri@gmail.com  até 15 dias antes do início  do curso. As inscrições canceladas após este prazo não serão reembolsadas. O reembolso, quando devido, corresponderá a 70% do valor pago e será efetuado após a realização do evento.

Para fazer sua inscrição clique aqui

 

Sem comentários

Inscrever seu comentário

Para o Topo
WordPress Video Lightbox